01/03/2023 - Débora Christina
Comportamento alimentar no TEA
A alimentação para as crianças com TEA é um desafio. O seu comportamento alimentar é identificado como seletivo e muitas vezes, é associado com alguma comorbidade. O momento da refeição, é descrito pelos pais e cuidadores como problemático! É acompanhado de choro, irritação, inquietação e agressividade por parte da criança. Muitas crianças, apresentam rigidez para se alimentar como por exemplo:
*A cor predominante nos alimentos é branca e amarela;
*Aceitar alimentos fora do ambiente familiar, porém, sempre no mesmo local;
*Comer sempre o mesmo alimento;
*Consumir alimentos de uma marca específica;
*Exigir sempre a mesma forma de preparo;
*Não aceitar novos alimentos;
*Preferência por texturas crocantes e secas;
*Utilizar sempre os mesmos utensílios;
Com tantas restrições, é possível notar deficiências nutricionais principalmente de micronutrientes provenientes das frutas, legumes, verduras e fibras. E somada a essa alimentação seletiva, identifica-se a desnutrição, sobrepeso, obesidade, problemas gastrointestinais, alergias alimentares e baixa imunidade.
Ah! A equipe multidisciplinar tem papel fundamental no acompanhamento da criança com TEA e no acompanhamento, o nutricionista precisa da participação do Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional. Esses três profissionais, conseguem juntos, promover avanços e maior aceitação de alimentos via oral para essa criança.
Deixe um comentário